domingo, 10 de junho de 2012

Entrevista - Arjen A. Lucassen : Welcome to the New Real!

                                        English version clic HERE
Multi-instrumentista, compositor, produtor, fã de filmes de ficção e séries, considera-se um recluso social, não gosta de ler jornais ou assistir noticiários, não gosta de tocar ao vivo (ressaltando que o que sente falta é do contato com os fãs, mas felizmente com a internet pode trocar e-mails com eles pelo menos), possui uma criatividade incomum, não se permite limites, em plenos anos 90, numa época, digamos, totalmente desfavorável, ele gravou sua primeira Metal Ópera, já produziu estupendos trabalhos com seus projetos Ayreon e Star One, além de outros de qualidade equivalente, como Guilt Machine e Ambeon.

Passou por um período difícil (em 2007),  passando por uma separação, tendo que mudar-se da sua casa no campo, onde mantinha o estúdio, ter sido diagnosticado com anosmia, lutou contra a depressão, mas buscou na música as forças contra tudo isso, e nos presenteou com mais grandes trabalhos (Ayreon - 01011001, Star One - Victims of the Modern Age e Guilt Machine - On This Perfect Day), e agora em 2012, lança seu segundo trabalho solo, trazendo uma atmosfera mais leve e menos "dark" do que os trabalhos anteriores, sendo que, além do senso de humor presente no álbum, também podemos encontrar uma grande diversidade musical, além do que neste álbum o gênio Holandês gravou todos os vocais.

Conversamos com o sempre simpático Arjen para falar um pouco mais sobre "Lost in the New Real", sobre filmes, séries, como conduz seu trabalho e muito mais, numa divertida e muito interessante entrevista que você confere a seguir. Com vocês: O Maestro!


RTM: Depois de muitas bandas e projetos, "Lost in The Real New" é apenas o seu segundo álbum "solo". Por que você demorou tanto para lançar um outro "solo"?
Arjen: Na verdade, o último álbum do Ayreon e o álbum do Guilt Machine foram planejados para ser um álbum solo. Mas ... Eu nunca mantenho o plano, eu sempre mudo de idéia em algum ponto! Muitas vezes eu ouço um grande cantor, como no caso do Guilt Machine, então acabo convidando outros cantores ... mas não desta vez, me mantive preso ao plano...somente eu nos vocais!

RTM: Você disse que foi um desafio gravar todos os vocais, comentou que gostaria de cantar, mas nunca esteve confortável ou satisfeito com a sua voz. Para as gravações de "Lost in the New Real"  como você se preparou, e o que teve de mudar em sua maneira de cantar para chegar aos grandes resultados alcançados? E agora, com o CD já lançado, como você analisa o seu desempenho?
Arjen: Eu acho que definitivamente fiquei melhor e mais versátil. Pelo menos eu aprendi com minhas próprias limitações. E eu escrevi essas canções especialmente para minha voz. Eu não podia cantar metal como, por exemplo, Russell Allen faz. Estou orgulhoso da minha performance e espero que as pessoas também aprovem!

RTM: Sobre sua época com o Stream of Passion, lembro que você comentou que foi muito bom fazer parte de uma banda de novo, sair em tour, shows . Com este novo álbum, sem muitos convidados, como no Ayreon ou Star One, você já trabalhou nele também pensando que seria mais fácil talvez apresentá-lo ao vivo, e quem sabe haveria chance de vermos você realizar uma turnê desse álbum ?
Arjen: Desculpe, mas não ... Será que eu realmente disse isso?(N. do R.: em entrevista a Roadie Crew de março 2008, falou que por um lado gostou de participar da tour ao lado do Stream of Passion, principalmente porque sente falta do contato com os fãs, mas por outro lado, como sabemos, não gosta de tocar ao vivo). De qualquer forma, eu realmente odeio tocar ao vivo, é o meu maior pesadelo. Eu me vejo como um compositor / produtor, que é o que eu prefiro fazer e é isso que eu faço melhor. Eu sou um recluso total. Eu não gosto de socializar. Eu não gosto de viajar e eu odeio esperar. Sair em tour é 90% espera! Não é produtivo ou criativo. Eu prefiro ser criativo e trabalhar em coisas novas em vez de tocar as mesmas canções noite após noite. Só não é mais a minha paixão. Desculpe, gente!


RTM: Man! Com a sua mente focada exclusivamente em estúdio e criar música, você vai explodir nossas mentes com muitas obras-primas!
Arjen: Esse é o plano, Carlos! Eu vou fazer o meu melhor!

RTM: Conte-nos um pouco sobre o conceito de "Lost in The New Real". Como surgiu a idéia inicial e o desenvolvimento da história?
Arjen: "Lost in the New Real" conta a história de Mr. L, um homem morrendo de câncer que foi criopreservado no início do século 21 e revivido em algum momento num futuro indeterminado. Neste mundo do futuro, câncer e outras doenças foram eliminados, e o tecido social da humanidade mudou drasticamente: os computadores têm desenvolvido emoções e a maior parte da interação social ocorre na realidade virtual. A linha entre o que é considerado "real" e o que não é tonou-se irreconhecível.

As 15 músicas que compõem o álbum acompanham a jornada emocional de Mr. L, como ele, com a ajuda de um conselheiro psicológico (o narrador, interpretado pelo ator Rutger Hauer), é confrontado com vários aspectos sérios e cômicos desta "nova realidade" e tenta decidir se deve ou não encontrar um lugar significativo para ele dentro dessa realidade.

RTM: A história me lembra antigos filmes de ficção, e do "Austin Powers", a comédia!Senti muito senso de humor neste álbum, e eu acredito que esta é a grande diferença dele com relação aos seus trabalhos anteriores!
Arjen: Ah, sim, meus últimos álbuns foram todos muito "dark", era hora de um pouco de humor novamente!


RTM: A capa do álbum é muito legal também! "In Stereo"! "Totalvision Trekknicolor" (com o "trekk" como alusão a série "Star Trek")!Como os filmes de ficção cartazes antigos! Você deve ter muito divertido fazer este álbum! Great! Conte-nos um pouco mais sobre a idéia de arte da capa! 
Arjen: Eu queria algo muito colorido e nostálgico. Felizmente eu encontrei alguém que tem o mesmo fascínio por coisas sci-fi antigas como eu tenho: o artista gráfico Claudio Bergamin. Tentamos capturar a sensação daqueles velhos cartazes de filme de ficção científica dos anos 60 e atualizá-lo um pouco para o nosso tempo. Se você olhar atentamente você vai ver também o Holodeck de Star Trek!

RTM: Sobre o senso de humor, nós gostaríamos que você comentasse sobre a letra de "Pink Beatles on a Purple Zepellin" (o título já parece homenagear algumas de suas bandas favoritas) e "When Pigs Can Fly", esta canção é hilária!
Arjen: Fica cada vez mais difícil ser original na música. Eu acho que no futuro eles terão este programa de computador que só vai criar a música perfeita para você, sob medida. Apenas um toque de suas bandas favoritas como Floyd, Beatles, Purple e Zeppelin e o computador vai misturar seus estilos em uma nova composição.

"When Pigs Can Fly" é sobre uma realidade alternativa, o que aconteceria se nosso mundo fosse exatamente o oposto do que é, como a matéria e a anti-matéria?


RTM: Outra coisa que diferencia este álbum dos demais é a diversidade musical. Os seus outros projetos tem, de certa forma, uma linha mais definida, em "Lost in the New Real" você se sentiu mais à vontade para experimentar?
Arjen: Ah, sim, absolutamente. Eu queria voltar para a sensação que tive quando comecei com o Ayreon. Sem expectativas, apenas fazer um álbum para mim, mesmo que todo mundo venha a odiá-lo. Sem limites!

RTM: E nos dizer sobre a participação de Rutger Hauer! Você é um grande fã de filmes de ficção, e "Blade Runner" é o seu favorito de todos os tempos (provavelmente você gosta de "A Morte Pede Carona" também).
Arjen: Foi realmente um sonho. Porque eu realmente sonhava com isso! Eu sou um fã de Rutger desde que eu tinha 10 anos. E sim, Blade Runner é o meu favorito filme de ficção científica de todos os tempos também. Rutger escreveu cerca de 80% de sua própria narrativa. Fomos conversando pelo skype durante semanas! Isto se tornou muito especial para mim. E muito real, ele não simplesmente lê palavras de outras pessoas. Ele realmente mergulhou na história e na música para criar a sua própria narração.

Rutger Hauer, em cena do filme Blade Runner
RTM: O filme "Surrogates", com Bruce Willis, mostra um futuro no qual as pessoas interagem através de andróides, e vivem em isolamento, há algo de verdade nisso, as pessoas parecem preferir ter uma conversa ou interagir pela internet em vez de falar cara a cara!Você acha que isso pode ser um problema sério no futuro? Em "Lost in The New Real" você toca em alguns destes pontos.
Arjen: Eu já estou assim! A canção "Social Recluse" é sobre mim, basicamente, menos a parte de jogar jogos de computador. Para mim pessoalmente não é um problema, porque eu nunca gostei de me socializar de qualquer maneira! Mas eu sou feliz por ter tido uma infância "normal" naquele tempo antes dos computadores.

RTM: E sobre o futuro da música? A maioria diz que lançamento do álbum físico é algo que não é mais viável, e as bandas se sustentam apenas com os shows. O que você acha dessa questão?
Arjen: A resposta é simples. Se as pessoas continuarem baixando a minha música ilegalmente e deixar de comprar os meus CDs, eu tenho que parar de fazer música. É a minha única renda, porque eu não toco ao vivo, e eu tenho que investir muito tempo e dinheiro em meus projetos. Então você pode adivinhar meus pensamentos sobre o assunto! :-)


RTM: E se você estivesse congelado criogenicamente e despertado num futuro distante, como você imagina que seria a indústria da música? He he he!
Arjen: Como eu descrevi na canção "Pink Beatles...". Fazer música se tornará um passatempo, em vez de uma profissão.

RTM: Depois de ter trabalhado com muitos artistas de renome e descobrir muitos talentos,  que os músicos você gostaria de trabalhar no futuro? (Lembro-me agora uma brincadeira com você e Tobias Sammet, sobre uma disputa envolvendo os convidados para os seus projectos!)
Arjen: Eu, claro, adoraria trabalhar com músicos que eu cresci ouvindo, como Floyd, Beatles, Alice Cooper ou Zeppelin. Mas há também um monte de novos talentos que eu gostaria de trabalhar.

RTM: E sobre os comentários que você teria gostado do trabalho da cantora brasileira Daísa Munhoz, do Soulspell Metal Opera, e que ela poderia ser convidada para um futuro álbum seu? (Acho que está faltando um brasileiro em albuns do Ayreon, Tobias já tinha André Matos no Avantasia! He he he!)
Arjen: Obrigado pela dica, vou checá-la!!!!


RTM: E falando como Arjen Lucassen, o produtor, o que bandas ou artistas de que você gostaria de produzir algum dia?
Arjen: Eu não produzo outras bandas, eu sou um total ego-maníaco que só trabalha em sua própria música!


RTM: Seguindo a mesma linha, um fã de vocês, que é também um músico, ele pediu para fazer as seguintes perguntas:
a) Você pode falar um pouco sobre o trabalho de mixagem do álbum Into the Electric Castle? A combinação de instrumentos, especialmente o baixo ea bateria estavam com grande peso e profundidade em comparação com todos os outros álbuns.
b) E sobre clássicos como Gênesis Rush, e Sim, são bandas que você cita como influências na sua música?
Arjen: a] "Electric Castle" foi ainda gravado em fitas Adat antigas. Eu acho que as limitações podem ser muito interessantes. Eu adoraria voltar ao som "transparente" novamente, sem "samples" ou quaisquer sons digitais.

        b] Ah sim, claro! Eu amo essas bandas. Eu escuto muita música dos anos 60 e 70 e é claro que isso influencia e inspira-me.

RTM: Conte-nos como funciona a sua maneira de fazer as coisas, um pouco de como funciona a mente criativa de Arjen Lucassen! Quando você começa a imaginar um novo álbum, geralmente começa a história e depois a música, ou depende?
Arjen: eu começo a gravar algumas ideias pequenas na guitarra (acordes, riffs, melodia) em um gravador de cassetes simples. Essas idéias normalmente surgem quando estou apenas brincando no meu violão. Em outras palavras, quando não há pressão.Quando eu tenho cerca de 50 idéias reunidas eu começo a  gravar, organizá-las e arranjá-las em meu estúdio. Depois de uns dois meses eu normalmente já tenho cerca de 2 horas de música.

 Então eu coloco as músicas na ordem certa e começo a entrar em contato com os cantores, quando é um álbum do Ayreon. Então eu deixo a música me inspirar para chegar a uma história. Quando todos os cantores são confirmados eu divido as partes deles pelo álbum, e o último passo é escrever letras. Enquanto estou escrevendo as letras a história se desdobra.

James Bond Style ou "Arjen's Angels"!?
 RTM: Quando você começou com o Ayreon, você imaginou tal aceitação, com os fãs chegando a criar fóruns para discutir o conceito dos álbuns? Sua música é capaz de criar esse interesse, porque há tantos detalhes que cada audição, cada vez que leio as letras, eu acho coisas novas.
Arjen: Obrigado pelo elogio! De maneira alguma, eu não esperava que PESSOA ALGUMA fosse gostar de minhas músicas e letras estranhas! Tantos estilos, e uma história tão complicada. Mas eu estou verdadeiramente honrado que as pessoas gostam tanto dela, é tudo que eu poderia desejar!

RTM: Como um fã de filmes e séries, que você listar os seus cinco filmes favoritos de todos os tempos?

RTM: E os seus cinco álbuns favoritos?
Arjen: Beatles - Magical Mystery Tour, Pink Floyd - Queria que você estivesse aqui, Led Zeppelin - III, Queen - II, Rainbow - Rising, Rush - Permanent Waves ... Damn, foram 6 eu acho ... (Risos)


RTM: E que outras séries de tv você curte ? O que acha de sucessos mais recentes como "Supernatural", "Dexter" ou "Lost"?
Arjen: Dexter é a minha série de TV favorita, brilhante! Também gostei das duas primeiras temporadas de Lost.

RTM: Bem, temos um monte de perguntas, mas vamos poupar seu tempo (para contin uar criando!!)! Obrigado por toda a atenção, obrigado por toda sua música! Deixamos o espaço para a sua mensagem aos fãs brasileiros!
Arjen: Estou a disposição! Tudo que eu quero dizer aos meus leais fãs brasileiros é que eles não devem esperar (de "Lost in the New Real") uma bombástico metal ópera, com vários cantores convidados. Mas se vocês tem uma mente aberta, que eu sei que vocês tem a partir de seus e-mails e mensagens lindas, tenho certeza que vocês poderão desfrutar deste álbum eclético e aventureiro, então ... divirtam-se!

Por: Carlos Garcia
Edição: Carlos Garcia
Revisão: Roy Batty
Colaboraram: Luiz Harley e Alan Garcia

Thanks to Arjen and Lori for all attention and kindness!



Nenhum comentário: