domingo, 27 de julho de 2008

Melodia Extrema por Finn

“Todos os anos o impiedoso inverno trazido pelo vento minuano castiga os pampas do Rio Grande no extremo sul do Brasil, terra dos APOCRIFUS. Inspirados neste clima frio e tenebroso surge a Apocrifus”.

Assim é a descrição da pagina na web da banda gaúcha, que está na estrada a cerca de 10 anos, fazendo um som brutal com uma melodia particular. Depois de várias turnês internacionais e várias demos lançadas, eles se preparam para seu primeiro disco de estúdio. Aproveitando isso bati um papo com o guitarrista Gladimar Purper. Confira a seguir.

Pra quem ainda não teve a oportunidade de escutar o trampo de vocês, eu gostaria que você falasse um pouco da banda.

Bom, tudo começou no ano de 97 na cidade de Bagé, interior do RS.

Em 99 gravamos nossa primeira demo, intitulada “The Shadows Valley”, na seqüência veio a demo “Insanity Dreams” gravada em 2001, que foi a demo que nos abriu várias portas.

Inclusive nos possibilitando fazer a abertura do show do Krisiun com exclusividade em 2003. Depois de rodar o RS divulgando nosso som, entramos em estúdio novamente para a gravação de “Souls of a Throne of Blood” um promo cd com 4 musicas, gravado em 2006.

Esse disco foi lançado pela Vampiria Records e teve distribuição em vários países (Brasil, Portugal, México, Japão, Itália, Turquia, Bolívia e Peru).

No final de 2006 fomos convidados a representar a metade sul em um mega festival na cidade de Osasco/SP, com as bandas: Ocultan(SP), Luxúria de Lilith(GO), Esgaroth(SP),Dark Opus(MG).No final de 2007 recebemos uma proposta para uma turnê sul americana, passando por Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile. Mas tivemos problemas internos, ainda em 2006, e ficamos sem vocalista.

Depois de aproximadamente um ano e meio sem atividades, decidimos reativar a Apocrifus e continuar nosso legado dentro da cena underground brasileira.

Sobre o cd, ele tem previsão para ser lançado quando? O que os fãs podem esperar?

Atualmente estamos trabalhando na pré produção do novo disco.

Ele será intitulado como “Phantons of a Cursed Age” e terá 10 faixas.

As gravações terão inicio a partir do mês de Agosto, mas não temos uma previsão de lançamento ainda, pois o estúdio fica a aproximadamente 380 km de nossa cidade.

O disco trará uma banda mais madura e mais experiente. É um disco carregado de boas melodias, muita técnica e doses maciças de peso e blasfêmia.

Vocês estão um bom tempo na estrada, esse tempo ajudou a modelar o som banda ou Apocrifus se mantém e manterá nas suas origens?

É perfeitamente natural que, quanto mais você estude e se dedique ao instrumento, mais adquira habilidades. Com a entrada do Andrei (bateria), tivemos muito mais possibilidades, principalmente em se tratando de pedal duplo. Ele é um cara bastante técnico, e isso levou a banda a outro patamar. Se você escutar na seqüência todos os nossos trabalhos, vai notar que a cada disco a banda fica mais pesada e mais rápida.(rs)

Mas nos mantemos fiéis a nossa ideologia, e isso é uma coisa que nunca vai mudar.

Como fã de metal, o que você está achando do cenário mundial e nacional? E como musico como estão as coisas?

O Brasil tem as melhores bandas, seja de Black, Death, Trash ou Heavy metal.

Dessa nova geração, as melhores estão aqui, bem perto de nós. A parte ruim é o publico brasileiro, que muitas vezes não escuta a banda “x” porque escutar uma banda de sua própria cidade não é uma atitude “true”. Então ele prefere escutar uma banda gringa, somente pra não dar créditos para a banda local. Lá fora, os caras idolatram a cena brasileira, muitas bandas tentam copiar as nossas, mas ninguém parece ligar pra isso.

A galera só vai num festival se tiver uma banda grande tocando, tipo Marduk, Enthroned, etc.

E é por isso que o RS fica excluído da rota de shows da maior parte das bandas

Nos anos anteriores bandas grandes tiveram que cancelar o show por baixa vendagem de ingressos, uma foi Obituary e outra Behemoth, em 2004.

Uma coisa que acho importante salientar...

As gravadoras reclamam do pessoal que não compra cds e baixa tudo pela net. Mas se você for analisar, um cd não sai por menos de R$ 45,00. Com todos esses impostos, IMPOSTOS pelo governo, fica difícil o povo ter um poder aquisitivo muito grande. Não quero entrar em questões políticas, mas não vejo a mínima condição de alimentar esse tipo de industria, se você tiver que ralar pra pagar aluguel, comprar comida, juntar as moedas pra pagar o gás no final do mês, luz, iptu, vestuário... não acho que no final das contas você ainda invista R$ 45,00 ou mais em um cd, mesmo sendo da sua banda preferida. Simplesmente essa é a realidade hoje no Brasil.

Todas as bandas, principalmente as do canário underground passam por dificuldades, financeiras ou até de convívio, que às vezes levam ao seu fim prematuro. Vocês já passaram por isso? Qual foi a maior dificuldade que a Apocrifus teve que superar?

Cara, é aquela coisa, quando você sai na chuva sabe que vai se molhar.

Uma banda é como se fosse um filho, você investe tempo e dinheiro o tempo todo, porque você sabe que é algo que te dá muito orgulho. Sobre os integrantes, o mais difícil é você encontrar pessoas que pensem como você, que tenham a mesma ideologia e o mesmo direcionamento. O convívio é difícil às vezes, mas acho que a amizade supera tudo.

Futuramente você pensa em tocar algum outro estilo?
No momento eu diria que não, mas nunca se sabe não é mesmo.

Como dizem por aí, nunca diga nunca.(rs)


Qual sua relação com o Black Metal? Ele sempre fez parte da sua vida?

Chega a um ponto em que isso não é apenas um estilo musical, eu encaro como uma filosofia de vida. Eu particularmente não aprovo as atitudes de certas bandas do estilo, que por terem maior fama, estereotiparam uma imagem totalmente errônea do estilo. Mas por outro lado existe maior divulgação dessa cultura nos dias atuais, e assim como há muita gente oportunista no meio, também há bastante gente séria, que realmente apóia a cultura e o cenário Black Metal nacional.

Semana passada li uma entrevista no Wiplash com Cronos. Ele criticava certas atitudes relacionadas à cena norueguesa, dizia que eram atitudes que deixavam de ter haver com música e entretenimento. Em certos momentos essas polêmicas e confusões já são tidas como característica do estilo. Black Metal precisa de tanta polêmica para existir?

Me chamou bastante a atenção aquela entrevista. Concordo em gênero, número e grau com as seguintes declarações: “Matar pessoas não tem nada a ver com entretenimento!”

“Você pode levar as coisas de todas as formas para outras áreas, porém a partir do instante em que eventos vão além da música, você está saindo do foco...”

Muita gente, pra compensar a falta de talento, apela pro sensacionalismo a fim de atrair a atenção da mídia. E como a mídia sobrevive de escândalos e sensacionalismo...

Terminando nossa curta entrevista, quando vamos poder ver vocês nos palcos?

Espero que muito em breve. Estamos nos planejando para um festival que deverá ocorrer no próximo mês, que marcará o retorno da Apocrifus aos palcos. Estamos, também, com uma nova produtora, a “Metal Army Management”, que é quem cuidará da nossa agenda de shows de agora em diante. Quem ainda não conhece nosso som, pode escutá-lo através do nosso myspace, ou baixá-los no palco mp3.

Queria agradecer muito aos fãs. Estamos satisfeitos com o apoio que estamos recebendo e podem ter certeza que vamos trabalhar muito nesse próximo disco.

Queria agradecer também ao Vinícius Vieira, pelo espaço e pelo apoio que vem nos dado.

Queria só deixar essa mensagem pra galera não engolir qualquer coisa e não entrar nesses lances de marketing.

Um forte abraço a todos, e nos vemos na estrada!

Gladimir Purper



Links:
www.apocrifus.com
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/apocrifus/
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=65375926

Nenhum comentário: